quarta-feira, 29 de junho de 2011

Torta à Portuguesa

Ingredientes

Massa:
3 ovos

imagem retirada da internet

2 xícaras (chá) de leite
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 pacote de creme de galinha.

Recheio:

100 g de presunto em tirinhas
100 g de mussarela em tirinhas
1/2 xícara (chá) de azeitona verde picada
3 ovos cozidos picados
1/2 cebola cortada em rodelas
Orégano para polvilhar

Bata no liquidificador os ovos, o leite, a farinha, o fermento e o creme de galinha até obter um creme homogêneo. Coloque-o em um recipiente refratário médio (20 x 30cm) untado com manteiga. Sobre a superfície do creme, salpique o presunto, a mussarela, os ovos, as azeitonas, as rodelas de cebola e o orégano. Leve ao forno médio (180ºC) pré-aquecido por cerca de 30 minutos ou até que a massa esteja firme. Sirva a seguir.

fonte: www.receitinhas.com.br

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Pudim fru-fru

imagem retirada da internet
Ingredientes:

1 litro de leite
200 grs de açúcar
50 grs. de chocolate em pó
8 gemas

Coloque o leite em uma panela com o açúcar e deixe ferver até reduzir à metade. Retire do fogo e deixe esfriar. Junte então o chocolate misturando bem e leve ao fogo para engrossar. Deixe esfriar novamente e acrescente as gemas, mexendo muito bem. Passe pela peneira e coloque em forma para pudim caramelada. Leve ao forno para assar em banho maria.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Torta de Ricota Diferente

Ingredientes da Massa:

300 grs de farinha de trigo
150 grs de manteiga
1 ovo + 1 gema
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de fermento em pó
raspas de meio limão

Junte todos os ingredientes em uma bacia e misture muito bem com as mãos, mas não há necessidade de sovar a massa. Forre uma forma desmontável, com 25 cm de diâmetro. A massa deve ser colocada com os dedos e não usar rolo para abri-la. Coloque o recheio e leve ao forno quente por uma hora. Retire, polvilhe açúcar misturado com um pouco de canela e sirva fria.

Ingredientes do Recheio:

750 grs de ricota fresca
4 ovos
1 lata de creme de leite sem o soro
300 grs de açúcar
1 colher pitada de sal
gotas de baunilha
100 grs de uvas passas sem sementes passadas na farinha de trigo

Passe a ricota na peneira, junte todos os ingredientes, misture bem.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Pudim de Nozes

Ingredientes:

imagem retirada da internet


6 ovos
10 colheres (sopa) de açúcar
300 grs. de nozes picadas
500 ml de leite
1 colher (café) de essência de baunilha
1 colher (sopa) de amido de milho

Bata as claras em neve, adicione 6 colheres de açúcar aos poucos e continue batendo até ficar firme. Acrescente as nozes picadas e mexa delicadamente. Despeje em uma forma já caramelizada. Leve para assar em forno brando no banho-maria. À parte, leve ao fogo o leite, as gemas,  o amido e o açúcar restante. Mexa até engrossar; assim que retirar do fogo acrescente a baunilha. Desenforme o pudim quando já estiver frio e despeje por cima esse creme feito à parte  que também já deverá estar frio. Conserve na geladeira até a hora de servir.


Meus queridos bom dia!!

Aqui está a dica de mais uma delícia. A minha sugestão é que triture bem as nozes para preparar o pudim e reserve alguns pedaços para a decoração.

Espero que gostem da dica!!

Beijos
Lu


Curiosidade:
Banho-maria



imagem retirada da internet

Banho-maria é um método utilizado tanto na cozinha como em laboratórios químicos e na indústria (farmacêutica, cosmética, conservas, etc.) para aquecer lenta e uniformemente qualquer substância líquida ou sólida num recipiente, submergindo-o noutro, onde existe água a ferver ou quase. O processo recebe o seu nome em honra à famosa alquimista, Maria, a Judia, a quem atribui-se a invenção do processo. As substâncias nunca são submetidas a uma temperatura superior a 100°C no caso de utilização de água pois sua temperatura de ebulição em condições normais de temperatura e pressão, é exatamente 100 °C. Temperaturas elevadas podem ser atingidas usando azeite.

Uso na culinária: Em culinária este processo é utilizado especialmente para derreter chocolate, já que este não pode ser submetido a uma temperatura muito elevada, ou para o cozimento de algumas receitas como pudim, quindim e outras iguarias feitas no forno.
 
Outros usos: Este procedimento é utilizado no laboratório em provas sorológicas, outros procedimentos que necessitem de incubação, aglutinação, inativação, em farmácia, biomedicina e também na indústria. Em laboratório utiliza-se um equipamento apropriado para o banho-maria composto por câmaras e pode armazenar de 2 a 30 litros

Deixo aqui também minha pequena colaboração para esclarecer a todos os curiosos (incluindo meu amado marido que sempre me questiona isso) o por que banho-maria?

terça-feira, 14 de junho de 2011

Bom-bocado de Mandioca Sococo

Ingredientes

200 ml de Leite de Coco SOCOCO

1 lata de leite condensado
6 ovos
1 colher (sopa) de manteiga
50g de Flococo SOCOCO
500g de mandioca crua
Gotas de Baunilha

Rale a mandioca, esprema bem e reserve. Em uma tigela, coloque o Leite de Coco SOCOCO, o leite condensado, os ovos, a manteiga, a mandioca ralada, Flococo SOCOCO, as gotas de baunilha, misturando bem até que os ingredientes estejam bem incorporados. Despeje a mistura em forminhas de empadas, untadas com margarina e polvilhadas com açúcar. Leve em banho-maria, ao forno pré-aquecido em temperatura média (180ºC) por 40 minutos ou até que os bom-bocados estejam dourados. Retire do forno, deixe esfriar, desenforme e coloque em forminhas de papel.




Bom dia!!!
Essa receitinha de bom-bocado de mandioca fiz e aprovei.
Ela foi retirada da embalagem do leite de coco sococo e para quem quiser conferir o link está aqui 
Bem, agora deixarei para vocês algumas alterações feitas por mim:


1. A mandioca foi passada pelo processador junto com o leite de coco.
2. Já testei a receita com o flococo e também com o coco ralado comum, as duas formas deram certo; mas ao invés de 50 grs. eu utilizei 100 grs. (acho que aí é uma questão de gosto pelo coco) não alterou o resultado.
3. Eu coloco as forminhas de papel dentro das forminhas de empada. Dão um ótimo resultado. Ainda testarei essa forma descrita na receita e depois conto a diferença.


Esse bom-bocado fica delicioso!!!
Vale a pena!!!
Agradeço a sococo pela excelente receita!!!!
Beijinhos
Lu


quinta-feira, 9 de junho de 2011

Moussaká


imagem retirada da internet
INGREDIENTES:


½ kg de batatas em cubos fritas em azeite
4 berinjelas grandes
2 cebolas picadas
½ kg de carne moída
100 ml de azeite de oliva
150 ml de caldo de carne
2 colheres (sopa) de extrato de tomate
sal, pimenta do reino e páprica picante


COBERTURA:


200 ml de iogurte
2 ovos
1 pitada de fermento em pó
2 colheres (sopa) de farinha
sal
queijo ralado (opcional)


Frite a cebola no azeite acrescente a carne e refogue bem. Adicione a berinjela cortada em cubinhos (pode ser com a casca ou não, depende do seu gosto), cozinhe para mesclar os sabores. Junte o extrato de tomate diluído no caldo de carne e conserve em fogo forte até secar. Incorpore os temperos. Coloque metade da carne numa forma refratária, cubra com as batatas e por último a carne restante. Misture todos os ingredientes da cobertura e espalhe sobre a moussaká.  Asse em forno médio. Se desejar, espalhe o queijo ralado por cima da cobertura antes de levar ao forno.

fonte: http://pt.petitchef.com


Meus queridos, bom dia!!

Essa receita da culinária grega, reúne alguns ingredientes simples e que ao mesmo tempo dão um sabor surpreendente!!

Servido com arroz branco e uma saladinha de folhas, não precisa de mais nada... apenas de uma boa companhia.....

Beijos e um lindo dia à todos!!!!
Lu

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Caldos para o Inverno

Caldo verde
imagem retirada da internet

1 quilo de batata
1 lingüiça defumada portuguesa
Azeite a gosto
1 maço de couve bem picadinha
1 litro de água
1 tablete de carne


Coloque a batata para cozinhar junto com a lingüiça e o caldo de carne na panela de pressão por 15 minutos. Quando estiver bem cozido, retire a lingüiça e reserve. Deixe esfriar um pouco e acrescente 1 copo de água fria para não trincar o copo do liqüidificador e bata bem. Depois de batidas, coloque de volta na panela, acrescente a couve cortada bem fina, junte a lingüiça cortada e o azeite, se precisar acrescente o sal.

Obs.: se preferir, pode colocar um pouco da couve para bater junto à batata no liquidificador para dar uma coloração mais acentuada ao caldo verde.




Canja

imagem retirada da internet
1 kg de peito de frango
1 colher de (sopa) de extrato de tomate
½ xícara de (chá) de arroz cru lavado
1 colher de (sopa) de salsa picada
queijo parmesão ralado para servir
2 cenouras pequenas
1 colher de (sopa) de óleo
1 dente de alho amassado
1 cebola média picada
2 ½ litros de água
Sal à gosto

Numa panela grande, aqueça o óleo. Frite o alho e a cebola. Junte o peito de frango cortado em pedaços e o extrato de tomate. Cozinhe em fogo médio, mexendo com uma colher de pau, até dourar a carne. Tempere com sal à gosto. Acrescente água fria e, quando ferver, tampe a panela, e diminua o fogo para brando. Deixe cozinhar por 1 hora e meia. Retire do fogo e passe o caldo pela peneira para outra panela. Desfie o frango e reserve. Descasque as cenouras e rale em ralo grosso. Junte o caldo coado e leve ao fogo forte. Quando ferver, abaixe o fogo para médio e acrescente o arroz. Tampe a panela e deixe cozinhar por 30 minutos. Junte o frango desfiado e prove o sal. Passe a canja para uma sopeira e acrescente a salsa picada. Sirva com queijo parmesão ralado.






Creme de queijo

imagem retirada da internet
 400 grs. de queijo fundido (ou queijo prato)
½ xícara de (chá) de queijo parmesão ralado
3 colheres de (sopa) de farinha de trigo
3 colheres de (sopa) de cebola ralada
3 colheres de (sopa) de manteiga
100 gramas de mussarela ralada
1 pitada de noz-moscada
1 lata de creme de leite (sem soro)
1 litro e ½ de leite
2 dentes de alho
Sal a gosto


Refogue o dente de alho e a cebola ralada, na manteiga. Junte a farinha de trigo e mexa. Acrescente aos poucos o leite até incorporar. Adicione os ingredientes restantes, exceto o creme de leite. Deixe engrossar sem parar de mexer. Tire do fogo e junte a lata de creme de leite. Sirva quente com croutons. Pode faze-los, besuntando quadradinhos de pão de forma com azeite e alho e torrando-os até ficarem douradinhos.

Obs.: Os queijos poderão variar de acordo com o paladar e também com a disponibilidade da região.

 

Meus queridos, boa noite!!

Nada melhor que um delicioso caldinho para esquentar essas noites frias que está fazendo não é mesmo?

Bom, aqui em São Paulo está muito frio... por isso aí está minha dica de alguns caldinhos para esquentar neste inverno. Espero que gostem!!!

Beijinhos e bom apetite!!!!
Lu

No último sábado (11/06) fiz o caldo verde e o creme de queijo e foram APROVADÍSSIMOS lá em casa!!!

A canja eu não fiz pois a maioria não gosta, mas em outra oportunidade também será testada...